• Matéria: Pedagogia
  • Autor: patriciapiovezan
  • Perguntado 3 anos atrás

O materialismo histórico dialético é uma corrente filosófica que estuda a evolução histórica das sociedades humanas e as relações do modo de produção entre as classes sociais que afetam a vida social, política e intelectual dos sujeitos. Essa visão de mundo parte da aplicação da teoria de Karl Marx, filósofo alemão que estudou o desenvolvimento das sociedades, considerando as categorias de trabalho e suas relações com o capital. A pedagogia de Paulo Freire propôs a mudança por meio da educação crítica, que vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido, por meio da superação da consciência ingênua para consciência crítica, transformando assim a sociedade. Analisando esse contexto, podemos observar que a pedagogia de Paulo Freire segue uma epistemologia filosófica dialética porque: I. está caracterizada pela relação entre sujeito e realidade social. II. está dentro de uma ótica experimental e quantitativa guiada pela razão. III. está baseada na intencionalidade da consciência e na experiência do sujeito. Em relação ao contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Alternativas: a) I, II, e III. b) I, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
12

As três alternativas se apresentam como corretas. Neste ponto, o materialismo dialético estua o ambiente social assim como o organismo e os fenômenos físicos que se relacionam ao conjunto completo da sociedade e da cultura, por isso para essa escola de pensamento a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e o social.

Por fim, o materialismo histórico trata os modos de produção.Deste modo, ele busca explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando fatores práticos e materiais.

Perguntas similares