Respostas
Oi bom dia
Em 1971, a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) propôs uma ação bíblica para todos os fiéis, leigos e consagrados, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de existência. O período escolhido para os estudos bíblicos foi setembro, mês em que se celebra a memória de São Jerônimo, grande biblista na história da Igreja Católica.
Sabendo da ação da arquidiocese, o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas passou a propagar, todos os anos seguintes, a celebração do mês dedicado à Bíblia. Com a devoção propagada e os grupos de estudo bíblico se multiplicando, a CNBB passou a assumir a data comemorativa e instituiu oficialmente a celebração por todo o país.
Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.
Espero ter ajudado :)
Resposta:
A escolha do mês de setembro para dedicar-se à Bíblia deve-se ao fato de no dia 30 de setembro ser comemorado o dia de São Jerônimo. Jerônimo é o segundo autor mais prolífico do cristianismo antigo tardio (depois de Santo Agostinho). Na Igreja Católica, ele é reconhecido como santo padroeiro dos tradutores, bibliotecários e enciclopedistas nasceu em Estridão, Dalmácia, faleceu a 30 de setembro em Belém, Palestina., o qual traduziu a Bíblia dos originais (hebraico, grego e alguns trechos em aramaico) para o latim . De família rica, bem instruída e cristã, o santo era filho único e, após a morte de seus pais, herdou uma generosa herança. Com essa quantia, se mudou para Roma, onde passou a estudar retórica com os melhores mestres de seu tempo. Geronimo nunca retornou à terra onde nasceu; morreu de pneumonia em Fort Sill, em 1909, e foi enterrado como prisioneiro de guerra. foi um sacerdote católico ilírio, destacado como teólogo, historiador e confessor, e considerado santo e Doutor da Igreja pela Igreja Católica.