Respostas
Resposta:
Os africanos após chegarem à América portuguesa, recriaram elementos de sua cultura a fim de manter sua tradição. Alternativa B.
Este é o texto em estudo:
Tocar tambor é um ato de resistência!
No Brasil antes da invasão, já se ouvia os maracás, os sons percutidos nos troncos de madeira, as buzinas, os pés batendo forte no chão ritmando os torés dos índios, os verdadeiros donos dessa terra!
Após a invasão, ouvia-se os bumbos, as caixas de guerra, as zabumbas, os adufes, todos instrumentos de origem egípcia ou árabe que foram incorporados à Europa por conveniência.
Daí então desembarca o som do lamento, da dor, da saudade, da esperança e da alegria, pois chegam às terras brasileiras os africanos e seus tambores. Sabemos que os escravizados não podiam trazer seus instrumentos. Mas incrivelmente eles os recriaram, transformaram, deram forma, pois sabiam que através de sua cultura haveria uma grande oportunidade de manterem vivas suas tradições, de perpetuar e cultuar suas divindades, e, acima de tudo, seria uma forma de libertação. [...]
Os escravos africanos em prol de manter vivas sua raízes de alegria e festividades adaptaram seus instrumentos, conforme o texto explicita, ou seja, recriaram sua maneira de produzir música, que obrigatoriamente deveria fugir aos moldes tradicionais por incomodar os portugueses e sua presunção de superioridade frente aos africanos.
Muitas manifestações culturais africanas deveriam ser executadas às escondidas, e essa era a única maneira encontrada pelos escravizados de manter viva sua tradição, pelo contrário sua tradição desaparecia na colônia portuguesa, ou quando demonstrada, era drasticamente punida.
Aprenda mais: brainly.com.br/tarefa/34945225
Bons estudos!
Explicação: