Respostas
folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta. Podemos encontrar na natureza folhas com cores, tamanhos e formas bem diferentes, o que reflete as adaptações desse vegetal aos diferentes tipos de ambiente. As folhas mais comuns apresentam o limbo, que é a parte principal da folha; e o pecíolo, que se prende ao ramo caulinar.
Algumas folhas possuem o limbo sem nenhum tipo de divisão e por isso são chamadas de folhas simples; enquanto outras folhas são compostas, e seu limbo é dividido em folhas menores chamadas de folíolos.
Alguns vegetais possuem folhas especiais que são chamadas de brácteas e estão presentes em plantas cujas pétalas são muito pequenas ou mesmo inexistentes. Outros vegetais possuem folhas modificadas em forma de espinho, como forma de evitar a desidratação. Há folhas, como as das pteridófitas, que se dividem em folíolos e abrigam os esporângios, responsáveis pela sua reprodução. Há vegetais cujas folhas possuem nutrientes essenciais que são muito importantes à saúde, e por esse motivo devemos consumi-los constantemente.
Por estar presente em todos os vegetais, a folha é parte imprescindível da planta, pois é através dela que o vegetal consegue absorver luz solar e gás carbônico para o processo da fotossíntese.