Respostas
Resposta:Todos os fatos humanos possuem algo em comum: a historicidade. Com tal afirmação pretende-se demonstrar que qualquer assunto que se refere ao homem deve ser pensado a partir das categorias tempo e espaço, ou seja, precisamos sempre nos indagar sobre quando (tempo) e onde (espaço) algo aconteceu. A Filosofia enquadra-se exatamente na categoria de fato humano e, portanto, é também um produto histórico. Assim, ao iniciar os estudos das idéias de um filósofo devemos nos perguntar sobre o lugar em que tal pensador viveu, bem como em que época ele produziu suas reflexões. Exatamente para facilitar a compreensão dessa historicidade inerente ao conhecimento filosófico, foram criados os períodos da filosofia que, a saber, são: Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea. Vejamos agora algumas especificidades desses períodos.
Filosofia Antiga
Iniciou-se no século VI a.C e estendeu-se até o século VII d.C. A filosofia desse período foi desenvolvida nas cidades estados da Grécia Antiga e no Império Romano, chegando inclusive ao norte da África. A Filosofia Antiga desenvolveu-se em duas fases distintas. O primeiro, chamado de naturalista, refere-se ao nascimento da Filosofia com Tales de Mileto. Igualmente aos demais pré-socráticos, Tales estudou a physis (natureza) em busca de uma explicação para a origem do universo. Este filósofo acreditava na existência de uma elemento primordial, a archè, a partir do qual tudo teria sido gerado. Para Tales a archè seria a água, O conjunto dos filósofos desse período que estudaram a natureza são denominados de naturalistas; A segunda fase das Filosofia Antiga refere-se à abordagem antropológica que Sócrates e os Sofistas começara a desenvolver. Estes adotaram uma problemática investigativa na qual o homem ocupava o centro do debate filosófico, ou seja, na fase antropológica os estudos filosóficos se deslocaram da natureza para o homem.
Filosofia Medieval:
Desenvolveu-se, sobretudo, na Europa entre a cristandade. Alcançou, entretanto, regiões da Ásia com os árabes e com os judeus. A Filosofia desse período iniciou-se em meados do século VIII d.C e estendeu-se ao século XIV. O principal tema abordado pela filosofia desse período foi a relação existente entre a fé e a razão. Isto ocorreu em função da posição hegemônica ocupada pela Igreja Católica após a queda do império Romano, pois esta instituição liderou a ordem dos acontecimentos políticos e religiosos da Europa medieval. Assim, a Filosofia com Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino iniciou um processo de cristianização das idéias dos filósofos gregos antigos como Platão e Aristóteles.
Filosofia
Leia mais: http://m.humanidades33.webnode.com/news/periodos-e-areas-da-filosofia/
Explicação: