(Uece 2020) Quando, em agosto de 1961, Ernesto ‘Che’ Guevara foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria que o Estado brasileiro oferece a alguma personalidade estrangeira, estava demonstrada a posição da política externa independente do Brasil em relação às potências da época. Esse episódio é considerado como um dos fatores que contribuíram para:
a) O governo de João Goulart sofrer, em 31 de março de 1964, o golpe militar que instaurou os 21 anos de governos ditatoriais militares.
b) O desencadeamento da crise de apoio popular que levou o governo de Getúlio Vargas a ser destituído e à realização de eleições livres para presidência da república.
c) O agravamento da crise política urdida por líderes conservadores de direita, como Carlos Lacerda, e para a renúncia do Presidente Jânio Quadros.
d) O aumento da popularidade de Juscelino Kubistchek, que a utilizou para eleger seu candidato como sucessor na presidência da república.
Respostas
Resposta:
Alternativa C!
Explicação:
Um dos agravamentos da crise política no Brasil, foi quando Ernesto ‘Che’ Guevara foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Esse fato, mostrou que a política conservadora, não estava agradando. Portanto, está correta a alternativa: c) O agravamento da crise política urdida por líderes conservadores de direita, como Carlos Lacerda, e para a renúncia do Presidente Jânio Quadros.
Jânio Quadros no poder
Jânio Quadros era um político extremamente conservador, dentre sua linha política está fora Carlos Lacerda, porém, seu governo logo demonstrou falhas e preocupações em relação à economia.
Em agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou à presidência, porém, não deixou claro os motivos para isso, apenas que haviam forças ocultas por trás de sua decisão.
Conheça mais sobre a renúncia de Jânio Quadros em: https://brainly.com.br/tarefa/48431240
#SPJ2