O plano Real brasileiro foi criado no intuito de trazer estabilidade econômica no ano de 1993, tendo entrado em operação em julho de 1994 no governo do então presidente Itamar Franco. O plano foi implementado em três etapas a saber, ajuste fiscal com a criação do IPMF, imposto provisório com alíquota de 0,25% sobre toda e qualquer movimentação financeira. A segunda etapa correspondia a criação da Unidade Real de Valor (URV), que indexava completamente a economia. Ela era mantida equiparada ao dólar. A terceira etapa, consistia em colocar em prática o Real (R$) que se equipararia a 1 dólar. A garantia do sucesso do Plano Real estava atrelada a âncora monetária e cambial.
Sobre o plano Real e suas etapas, analise as informações a seguir:
Um problema identificado inicialmente com a chegada do Plano Real, foi a paralisação do programa de desestatização, com entraves no setor de telecomunicações, siderurgia e setor elétrico.
A adoção da URV (Unidade Real de Valor) funcionava como unidade de troca de mercadorias, as cédulas emitidas valiam em torno d 647,50 Cruzeiros e, foram significativas para a referência na conversão.
O instrumento utilizado para dar estabilidade ao valor da moeda, foi a âncora monetária, que consistia em fixar uma taxa de câmbio no intuito de proteger a economia de aumentos de preços.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
B - Apenas a afirmativa III é verdadeira
C - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
D - Apenas a afirmativa II é verdadeira
E - As afirmativas I, II e II são verdadeiras
francielerosa26:
Resposta correta: D - Apenas a afirmativa II é verdadeira
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D - Apenas a afirmativa II é verdadeira
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás