1. A administração do capital de giro trata dos ativos e passivos correntes a partir de um conjunto de regras que tem por objetivo a preservação da saúde financeira da empresa. Sobre a natureza e as definições da administração do capital de giro, é INCORRETO afirmar que
Respostas
Resposta Final: É incorreto afirmar que E) quanto menor a participação de recursos de longo prazo, menos arriscada se apresenta a política de capital de giro da empresa.
A participação de recursos de longo prazo, ou seja, a contratação de créditos com data de quitação prevista para além do término do exercício financeiro subsequente, representa para as finanças de uma empresa uma proporcional disponibilidade do seu capital de giro.
Ora, se o pagamento da dívida contraída com o credor está prevista para o longo prazo, o capital de curto prazo da sociedade torna-se disponível para o suprimento de demandas mais instantâneas.
Logo, ao contrário, quanto maior a participação de recursos de longo prazo, menos arriscada se apresenta a política de capital de giro da empresa.
a) os elementos de giro são identificados no ativo circulante e passivo circulante, ou seja, no curto prazo.
b) o capital de giro líquido (CCL) reflete a folga financeira da empresa e representa o volume de recursos de longo prazo que financia os ativos correntes.
c) uma boa administração do capital de giro envolve imprimir alta rotação (giro) ao circulante, tornando mais dinâmico seu fluxo de operações.
d) o ciclo operacional representa o intervalo de tempo em que não ocorrem ingressos de recursos financeiros na empresa, demandando-se capital para financiá-lo.
e) quanto menor a participação de recursos de longo prazo, menos arriscada se apresenta a política de capital de giro da empresa.