“Os aminoácidos são uma classe de biomoléculas importantes que contêm grupos amino e grupos carboxilato. Em sistemas biológicos, esses aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Sob a direção do RNA mensageiro durante a síntese de proteínas, as cadeias laterais amino e carboxila de dois aminoácidos são condensadas quimicamente no ribossomo.”
Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014, p.75.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a degradação dos aminoácidos ocorre por:
Respostas
Resposta:
Um processo de desaminação no fígado
Explicação:
A degradação de aminoácidos ocorre por desaminação oxidativa.
A desaminação oxidativa é uma reação química caracterizada pela clivagem de um grupo amino. Esta reação é fundamental a nível biológico na degradação de aminoácidos. O ácido glutâmico é desaminado oxidativamente nas mitocôndrias pela (glutamato) desidrogenase, a única enzima conhecida que, em pelo menos alguns organismos, pode trabalhar com NAD+ ou NADP+ como coenzima redox.
A oxidação ocorre com a transferência de um íon hidreto de carbono para glutamato para NAD(P)+ formando α-iminoglutarato que é hidrolisado a α-cetoglutarato e amônio.
A degradação dos aminoácidos pode ser dividida em 3 etapas:
- Transaminação e desaminação oxidativa
- Síntese de ureia (ciclo de ureia)
- Degradação do esqueleto de carbono α-oxoácido.
A reação em mamíferos ocorre principalmente no fígado, catalisada pela enzima glutamato desidrogenase (GDH). Esta enzima é encontrada na matriz da mitocôndria, portanto, o glutamato deve ser transportado do citoplasma para a mitocôndria.
Saiba mais sobre citoplasma em: https://brainly.com.br/tarefa/10728049
#SPJ2