[...] diríamos que ele [...] expressava-se (entregava-se, quem sabe?) ou fosse lá o que fosse, naquele momento específico, por uma predileção, tendência, símbolo, sintoma ou como queiram chamá-lo, senhores, senhoras, aos cafés amargos, aos tabacos fortes, aos blues lentos, embora a redundância deste último. E os morcegos esvoaçavam ao redor da casa. Esse o início. ABREU, C. F.. Os companheiros. In: Morangos mofados. São Paulo: Agir, 1982. Pronomes são importantes elementos de coesão textual, que permitem ao falante remeter a um elemento antes ou depois de sua aparição no texto. No fragmento, o pronome em destaque refere-se a Escolha uma: a. “blues lentos”. b. “tabacos fortes”. c. “início”. d. “morcegos”. e. “cafés amargos”.
Respostas
Resposta:
“blues lentos”.
Explicação:
Alternativa: “cafés amargos”. Incorreta. O adjetivo “último” contribui para o processo de referenciação no texto, já que a expressão “cafés amargos” é também redundante, assim como “blues lentos”, de modo que, devido à presença do adjetivo, fica descartada a possibilidade de a expressão “cafés amargos” ser o referente do pronome “deste”.
Alternativa: “tabacos fortes”. Incorreta. Caso se ignore o adjetivo “último”, que nesse caso contribui para o processo de referenciação, há possibilidade de se considerar, por sua redundância, “tabacos fortes” como referente do pronome “deste”, de modo que a presença de tal adjetivo descarta essa expressão como o referente do pronome em questão.
Alternativa: “blues lentos”. Correta. O adjetivo “último” soma-se ao pronome “deste” para destacar o último elemento citado na enumeração, ou seja, “blues lentos”. Ao destacar a “redundância” da expressão “blues lentos”, o autor amplia, por meio do contexto, a relação entre o pronome em questão e seu referente, já que o blues é, naturalmente, um ritmo lento, daí a redundância dessa expressão.
Alternativa: “morcegos”. Incorreta. Pelo contexto, entende-se que o pronome em questão é anafórico, e não catafórico, o que também é perceptível observando-se o contexto, já que tanto o adjetivo “último” quanto o fato de o blues ser, em sua natureza, um ritmo lento contribuem para o processo de referenciação.
Alternativa: “início”. Incorreta. Pronome em questão possui natureza anafórica, e não catafórica, o que, somado ao adjetivo “último”, indica que seu referente é anterior na frase. Isso também é perceptível pelo contexto, já que o blues é, por natureza, um ritmo lento, daí a redundância da expressão “blues lentos”.
A resposta correta é:
“blues lentos”..
No fragmento temos o destaque do pronome blues lentos, letra A)
Emprego dos pronomes
Pronomes são termos que podem substituir os substantivos ou então acompanhá-los, pois fazem referência a seres e objetos que os substantivos dão nomes, sua são:
- Pessoais - dão sentido as pessoas envolvidas na conversa;
- Possessivos - dão sentido de posse, por exemplo, ele é meu;
- Demonstrativos - usados para indicar seres e objetos em um determinado espaço;
- Interrogativos - são termos como que, quem, qual ou quais usados para fazer perguntas;
- Relativos - Termos usados em pontos estratégicos evitando a repetição de outros termos, por exemplo, o veículo que preciso não custa muito;
- Indefinidos - São termos que nunca dão sentido completo a algo, sendo bem difícil encontrar o sujeito, por exemplo, certo policial me multou.
A questão traz uma situação em que observamos a afirmação, por vezes oculta, dos Blues lentos isso se torna perceptível no último período, em que fala sobre a redundância do último, ou seja, temos a criação de elementos que ligam os blues lentos as qualidades contidas no texto.
Saiba mais sobre pronome em: https://brainly.com.br/tarefa/29257032
#SPJ2