• Matéria: Biologia
  • Autor: rodriguesleitethais
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto: O alemão Fritz Haber recebeu o Prêmio Nobel de química em 1918 pelo desenvolvimento de um processo viável para a síntese de amônia (NH3). Em seu discurso de premiação, Haber justificou a importância do feito dizendo que: "Desde a metade do século passado, tornou-se conhecido que um suprimento de nitrogênio é uma necessidade básica para o aumento de safras de alimentos; entretanto, também se sabia que as plantas não podem absorver o nitrogênio em sua forma simples, que é o principal constituinte da atmosfera. Elas precisam que o nitrogênio seja combinado [...] para poderem assimilá-lo. Economias agrícola basicamente mantém o balanço do nitrogênio ligado. No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne à terra da qual foi retirado". Na natureza, a incorporação de nitrogênio ligado ao solo, na forma de amônia (NH3), ocorre devido ao(s) processo(s) de:

A) Fixação biológica de N2 e desnitrificação por bactérias simbiontes.

B) Fixação biológica de N2, exclusivamente.

C) Fixação biológica de N2 e amonificação por bactérias decompositoras.

D) Desnitrificação por bactérias simbiontes, exclusivamente.​

Respostas

respondido por: Danas
2

A incorporação do nitrogênio ligado ao solo ocorre através da fixação de N2 no solo e depois pela desnitrificação de bactérias simbiontes (alternativa A).

As bactérias simbiontes são muito importantes para aumentar a concentração de nitrogênio no solo, sobretudo para facilitar a absorção de nitrogênio pela planta.

A fixação deve ocorrer antes, captando nitrogênio gasoso da atmosfera e fixando no solo.

Espero ter ajudado!


rodriguesleitethais: obgda
Perguntas similares