Respostas
Resposta:
Origem das Olimpíadas
Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada. O evento era tão importante que interrompia até as guerras.
Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registrados a partir de 776 a.C. Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).
Os vencedores recebiam uma coroa de louros. Mais tarde, os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C. Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.
A importância dos Jogos Olímpicos
Desde sua criação, há mais de 2.700 a.C, os Jogos Olímpicos assumiram um papel fundamental na vida dos gregos. Para se ter uma ideia, as competições eram capazes de interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por “trégua sagrada”. Posteriormente, após a tentativa do francês Barão de Coubertin em reviver o espírito das primeiras competições, os Jogos Olímpicos passaram a ser um evento globalizado e de grande importância em todo o mundo. Um exemplo disso é sua própria bandeira, que representa a união dos cinco continentes.
Quando foram celebrados os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, se pretendia apenas realizar um evento que reunisse algumas centenas de pessoas que praticavam o esporte como atividade de tempo. Mal sabia o Barão de Coubertin que a competição iria se transformar em um dos principais eventos culturais do planeta, ultrapassando, sem dúvida, os limites do esporte.
Esportes Olímpicos
Os Jogos Olímpicos compõem um evento desportivo que acontece a cada quatro anos, seguido do período da Olimpíada. O acontecimento reúne atletas de várias partes do mundo para concorrerem em diversas categorias de esporte como Atletismo, Natação e Ginástica.
As medalhas de ouro são concedidas ao primeiro classificado, as de prata ao segundo classificado e medalha de bronze para o terceiro classificado. Olimpíada é o período compreendido entre duas edições dos Jogos Olímpicos.
A ginástica olímpica, principal modalidade de ginástica existente, é um conjunto de exercícios corporais realizados em aparelhos oficiais, onde os movimentos revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
Explicação: