• Matéria: Português
  • Autor: enatanaela
  • Perguntado 3 anos atrás

1) Leia o trecho e responda. (1,5)
"A catinga estendia-se de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos". Que palavras e/ou expressões desse parágrafo caracterizam o cenário escaldante e desolado do sertão?

2) A expressão "coração grosso", demonstra que Fabiano assimilara um traço psicológico da ressequidão da terra. Qual o significado dessa expressão? (1,5)

3) Em "Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo..." que substantivo acentua o tom comovente da frase? (1,0)

4) Caraterize os seguintes personagens de Vidas Secas: (2,5)
a) Fabiano -
b) Sinhá Vitória -
c) Menino mais velho -
d) Menino mais novo -
e) Baleia -

5) Como é o "sonho" de Baleia no momento da morte? (1,5)

6) Faça uma pequena síntese e dê sua opinião sobre a obra Vidas Secas. (2,0)


joaoevangelistasilva: sua prova

Respostas

respondido por: williamcanellas
0

Resposta:

O estilo seco de Graciliano Ramos transmite a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão.

Explicação:

1) Nesse parágrafo o cenário árido do sertão é caracterizado por palavras como catinga, vermelho, ossadas, moribundos revelando as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos.

2) A expressão "coração grosso" significa que a pessoa (no caso Fabiano) não conseguia expressar seus sentimentos, era rude demais para isso.

3) No trecho "Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo temos uma cena comovente que é acentuada pelo substantivo amigo, pois tendo afeição não deveria ter realizado o tal jantar, mas diante das dificuldades isso acaba acontecendo.

4) Fabiano - vaqueiro rude e lacônico. É o chefe da família dos retirantes. Sinhá Vitória - mulher de Fabiano. É um pouco mais dotada conhecimentos do que o marido. O menino mais velho e mais novo não tem o nome citado pelo narrador, os dois personagens acabam sendo  caracterizados por causa dos pais. Essa falta de pessoalidade no  tratamento é eloquente, pois batiza os garotos com impessoalidade. Baleia - É a cadela da família, dotada de emoções e sentimentos, sofre um processo de humanização e demonstra um comportamento humano em muitas passagens, sobretudo no momento de sua morte.

5) A Baleia no momento de sua morte sonhava com preás saborosos, mostrando, com isso, que é possível ter fé sem certeza. Graciliano não caiu na tentação de explicar o mistério pelo próprio mistério. A fé que Baleia revelava ao fim de uma vida triste não excluía a precariedade.

6) “Vidas Secas”, romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.

Perguntas similares