1- Explique o significado das Revoltas que contestaram o sistema Oligárquico no Brasil do inicio do séc. XX
Respostas
Resposta:
As principais revoltas do período Oligárquico no Brasil foram:
Guerra de Canudos (1896 a 1897) - Foi o conflito originário entre os latifundiários do sertão baiano da comunidade de Belo Monte, que junto a Antônio Conselheiro se reúnem com o clero. Durante ela, a comunidade foi completamente destruída pela força do Exército brasileiro enviado pelo então Presidente Prudente de Morais.
Revolta da Chibata (1910) - Ocorreu durante o governo de Hermes da Fonseca. Foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo era por fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento.
Guerra do Contestado (1914) - Conflito que surgiu em uma área povoada por sertanejos, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina. Eram pessoas muito pobres, oprimidas, que não possuíam terras e também padeciam com a escassez de alimentos. Subsistiam sob a opressão dos grandes fazendeiros e de duas empreendedoras americanas que operavam ali. As empresas empregaram os imigrantes nos trabalhos com a estrada de ferro e na exploração de madeira. Deram início então à retirada forçada dos nativos, que ocupavam ilegalmente um pedaço de terra, na qual trabalhavam para que se tornasse fértil.
Revolta da Vacina (1904) - Foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Seu pretexto imediato foi uma lei que determinava a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, mas também é associada a causas mais profundas, como as reformas urbanas que estavam sendo realizada pelo prefeito Pereira Passos e as campanhas de saneamento lideradas pelo médico Oswaldo Cruz.
Coluna Prestes (de 1925 a 1927) - Foi um movimento político-militar ligado ao tenentismo. O principal motivo para a criação do movimento foi a insatisfação com o governo de Artur Bernardes e o regime oligárquico característico da República Velha, conhecido como política do café com leite. Suas reivindicações foram a exigência do voto secreto, a defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda a população, além de acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil. Em seus dois anos e meio de duração, a Coluna composta de 1 500 homens percorreu cerca de 25 mil quilômetros através de treze Estados do Brasil.
Cangaço (do final do século XIX até o final da década de 1930). - Aconteceu no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco e Ceará. Os cangaceiros eram andarilhos que assaltavam fazendas, comboios e armazéns. Sequestravam e cobravam dívida dos coronéis.