Respostas
Resposta:
Dados da Organização Mundial de Saúde dão conta de que um milhão de pessoas se suicida por ano, o que dá 16 para cada 100.000 habitantes no mundo, ou um suicídio a cada 40 segundos! Espantado com esses dados caro leitor? Hoje as guerras, homicídios e acidentes automobilísticos somados não se igualam ao número de suicídios no planeta Terra.
Desde a Pré-História (antes de 2000 a.C.), há registros de ocorrência de morte voluntária no Egito. Segundo relatos bíblicos, o suicídio era visto de forma neutra, algumas vezes, sendo valorizado. Dentre os casos pode-se citar : Saul (Samuel 31:4). Sansão (Juízes 16:29, 90) e Judas Iscariotes (Mateus 27:5).
esequilíbrio emocional;
Problemas socioeconômicos;
Solidão;
Doenças crônicas;
Insanidade mental;
Explicação:
Resposta:
Os resultados de diversos estudos apontam para múltiplos fatores associados e afirmam que a pessoa suicida vivencia intenso sofrimento, perdendo suas referências e não encontrando sentido para a vida, seja no ato suicida planejado, no ato impulsivo ou de forma indireta.
Segundo pesquisas, para cada suicídio, há em média 5 ou 6 pessoas próximas ao falecido, que sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas. Nesse contexto, a dor e o sofrimento físico desempenham papel importante na fragilização e no desencadeamento do suicídio, associado aos fatores biopsicossociais.