• Matéria: Biologia
  • Autor: joycegoncallves12
  • Perguntado 3 anos atrás

Se ocorrer uma não disjunção do cromossomo X no processo que leva à formação de óvulos, poderá formar-se um dos seguintes gametas anômalos:

• Gameta I – sem cromossomo X
• Gameta II – com dois cromossomos X

Considere a possibilidade desses gametas serem fecundados, cada um, por um espermatozoide normal, sendo o gameta I fecundado por um espermatozoide portador de um cromossomo X e o gameta II, por um espermatozoide portador de um cromossomo Y.

As fecundações dos gametas I e II resultariam, respectivamente, em síndrome de:
Escolha uma opção:
a. Turner e síndrome de Klinefelter.
b. Down e síndrome de Edwards.
c. Turner e síndrome de Down.
d. Edwards e síndrome de Klinefelter.
e. Klinefelter e síndrome de Down.

Respostas

respondido por: raphaelcoelho08
5

Resposta:

c. turner e sindrome de klinefelter

Explicação:

no gameta I é a sindrome de turner pois possui um cromossomo x a menos, já no gameta dois é a sindrome de klinefelter pois a um cromossomo X extra no cariótipo do sexo masculino, ficando XXY ao invés de XY

respondido por: Danas
1

Se o espermatozoide for feminino e o óvulo não tiver um cromossomo X, então a criança nascerá com síndrome de Turner, com apenas um cromossomo X. se o espermatozoide for macho e o óvulo tiver os dois cromossomos X, então a criança nascerá com YXX, tendo a síndrome de Klinefelter (alternativa A).

Síndromes cromossômicas

Elas podem ser numéricas ou estruturais e as numéricas são menos letais do que as estruturais, que ainda permitem a vida, apesar de causar problemas com o desenvolvimento do organismo durante a vida.

Mais sobre síndromes cromossômicas:

https://brainly.com.br/tarefa/38875675

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares