• Matéria: Filosofia
  • Autor: danieleita922
  • Perguntado 3 anos atrás

ajudem plmds, cheguei agr em casa e nao vai dar twmpo para fazer :(

Anexos:

Respostas

respondido por: mimigraziela11
1

Resposta:

A) Karl Marx pensava que quanto mais o trabalhador produzisse mais ele iria enriquecer os donos da empresa, sendo assim o trabalhador jamais iria conseguir comprar o que ele produziu por conta do salário. Um exemplo para explicar o que Marx queria dizer é as montadoras de carro, os operários trabalham alienadamente, cada um fazendo a sua função gerando lucro para a empresa. O que conclui o pensamento do filósofo é que  muita das vezes o trabalhador não consegue comprar o carro que ele ajudou a montar e assim o mundo gira ao redor do capitalismo.

B) Se trata de uma frase relacionada ao conceito de Marx e Georg Lukács, que se trata da "coisificação" ou "reificação" do homem. Ou seja, o homem deixa de ser tratado como um ser vivo e passa a ser tratado como um objeto, o valor que nos é atribuído está relacionado com a quantidade de bens materiais que possuímos e não com pelo que realmente somos. Um exemplo são os operários chineses, que geralmente recebem o salário inferior àquilo que produzem, como Iphones e Computadores, é possível observar que o objeto possui mais valor do que o ser humano. Enfim, a frase trata sobre isso, o objeto adquirindo maior valor do que o homem. 

3) A ideia de cultura de massa perfaz uma noção de que existe um tipo de produção cultural industrial para satisfazer as necessidades de uma indústria capitalista, que vende os seus produtos culturais como se fossem algo que se compra em um supermercado.

se puder, marca como melhor resposta :)


danieleita922: MT OBRIGADA!!!
mimigraziela11: Dnd :)
Perguntas similares