Analise a sequência destacada no texto e responda qual é o tipo de oração subordinada no período. Dê a classificação dessas orações e justifique sua resposta. (UEMG) – Adaptada - “De repente chegou o dia dos meus setenta anos. Fiquei entre surpresa e divertida, setenta, eu? Mas tudo parece ter sido ontem! No século em que a maioria quer ter vinte anos (trinta a gente ainda aguenta), eu estava fazendo setenta. Pior: duvidando disso, pois ainda escutava em mim as risadas da menina QUE QUERIA CORRER NAS LAJES DO PÁTIO quando chovia, QUE PESCAVA LAMBARIS COM O PAI NO LAGUINHO, QUE CHORAVA EM FILME DO GORDO E MAGRO, quando a mãe a levava à matinê. (Eu chorava alto com pena dos dois, a mãe ficava furiosa.) A menina que levava castigo na escola porque ria fora de hora, porque se distraía olhando o céu e nuvens pela janela em lugar de prestar atenção, porque devagarinho empurrava o estojo de lápis até a beira da mesa, e deixava cair com estrondo sabendo que os meninos, mais que as meninas, se botariam de quatro catando lápis, canetas, borracha – as tediosas regras de ordem e quietude seriam rompidas mais uma vez. Fazendo a toda hora perguntas loucas, ela aborrecia os professores e divertia a turma: apenas porque não queria ser diferente, queria ser amada, queria ser natural, não queria que soubessem que ela, doze anos, além de histórias em quadrinhos e novelinhas açucaradas, lia teatro grego – sem entender – e achava emocionante. (E até do futuro namorado, aos quinze anos, esconderia isso.) O meu aniversário: primeiro pensei numa grande celebração, eu que sou avessa a badalações e gosto de grupos bem pequenos. Mas pensei, setenta vale a pena! Afinal já é bastante tempo! Logo me dei conta de que hoje setenta é quase banal, muita gente com oitenta ainda está ativo e presente. Decidi apenas reunir filhos e amigos mais chegados (tarefa difícil, escolher), e deixar aquela festona para outra década.” LUFT, 2014, p.104-105
Respostas
respondido por:
1
O período apresenta oração subordinada adjetiva, pois é oração que tem valor de adjetivo.
Ela se refere ao substantivo "menina", caracterizando-a e particularizando-a (não é qualquer menina, mas aquela que queria correr nas lajes do pátio, que pescava com o pai, que chorava ao ver filmes do gordo e o magro).
Explicação:
Assim, é uma oração que tem valor de adjetivo. Por isso, classifica-se como oração adjetiva.
Note que ela é introduzida pelo termo "que", usado para retomar e substituir "menina", evitando sua repetição. Assim, esse termo é classificado como pronome relativo.
Essa é uma oração subordinada adjetiva restritiva, pois não está isolada por vírgula.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás