• Matéria: História
  • Autor: oliveirajurandir726
  • Perguntado 3 anos atrás

produza um texto relatando aspectos da cultura negra e africana:



*título
*início
*meio e fim ​


oliveirajurandir726: ????

Respostas

respondido por: giovannafrancklin02
0

A cultura africana

Cultura africana é o conjunto de conhecimentos, crenças, valores e costumes dos povos que habitam o continente africano, que possui cerca de 1,1 bilhão de pessoas. Só na África do Sul, há 11 idiomas e diversos grupos étnicos, dentre os quais os zulus, os xhosas, os pedis, os sotos e os tswanas.

Como a África é imensa e diversa, o mais correto é falar não de uma única cultura, mas de “culturas africanas”, no plural.  

Só para se ter uma ideia de tamanha diversidade cultural, existem na África cerca de 490 etnias diferentes, muitas delas convivendo dentro de um mesmo país.

Religião

Apesar da colonização, a cultura tradicional africana persistiu. Na esfera religiosa, o avanço do cristianismo, sobretudo após a colonização, não foi capaz de eliminar os sistemas de crença tradicionais.

Cerca de 20% de toda população africana se declara adepta de alguma religião tradicional, como a dos Iorubá, grupo étnico que ocupa parte dos territórios da Nigéria, Benin e Togo. Foi a religião do povo iorubá, com sua adoração aos orixás, que deu origem ao candomblé no Brasil.

Oralidade

Um aspecto fundamental da cultura tradicional africana é a oralidade. As crenças, os rituais, os costumes, a sabedoria ancestral – tudo isso sempre foi transmitido de geração para geração através da linguagem oral.

Já que estamos falando de um continente tão vasto e diverso, mencionaremos, a título de exemplo, apenas algumas tradições de grupos étnicos africanos:

O penteado das mulheres himba

As mulheres himba, etnia seminômade do noroeste da Namíbia, cultivam um penteado a base de um creme (otjize) composto por gordura, pasta de manteiga e ocre vermelho (que é um pigmento da terra). O ritual estético, que também inclui a pele, é reproduzido todas as manhãs.

Ritual wodaabe

Um dos rituais mais interessantes é uma espécie de concurso de beleza masculino praticado pelos wodaabe, grupo étnico nômade que vive na região centro-oeste do continente. Durante as reuniões tribais, os jovens se enfeitam e são julgados por mulheres de outra linhagem.

O véu dos tuareg

Dentre os tuareg, grupo nômade que habita a região do Sahel e o deserto do Saara, são os homens que vestem véu e turbante. Esses longos panos azuis servem para proteger do sol e da areia e são vistos como símbolo de masculinidade.

A cultura negra também está incluída na cultura africana, afinal ambas vieram das mesmas etnias.

//não sei se está certo mas eu procurei a maioria na internet, espero ter ajudado de qualquer forma//

Perguntas similares