• Matéria: Biologia
  • Autor: jumeneghat
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma empresa portuária instalada em uma região onde ao seu redor habitam pescadores artesanais, vem encontrando problemas de conflitos sociais junto à comunidade local. Cabe destacar que todo o processo de licenciamento ambiental foi realizado de forma correta, respeitando as determinações dos órgãos ambientais competentes. Com o intuito de melhorar o relacionamento com seus stakeholders, a equipe de gestores da empresa portuária apresentou à comunidade local, sem nenhum contato prévio com a mesma, proposta de projetos de responsabilidade social a serem desenvolvidos. No entanto, os projetos não foram aceitos pela comunidade e a forma como foi conduzido o processo agravou ainda mais a situação.

Respostas

respondido por: Luizfelipeandra
1

1) O principal ponto de fragilidade dos gestores dessa empresa se encontra no fato de que os projetos foram desenvolvidos sem a participação da comunidade local.

Embora tais projetos de responsabilidade social sejam importantes para o desenvolvimento de atividades alinhadas com as práticas sociais e comunidade, é necessário que haja real participação da sociedade e, principalmente, das pessoas que são afetadas pelas atividades da empresa, como é o caso dos pescadores locais.

Ouvir as sugestões e tentar manter um diálogo constantes são posturas imprescíndiveis para que a empresa atue com responsabilidade social.

2) O primeiro benefício da responsabilidade social para um gestor é a demonstração de um serviço que se importa com o meio onde ele atua e compromisso com a sociedade.

Além de benefícios morais, a empresa consegue observar retornos maiores de investimentos, frente à valorização de sua marca e reputação.

Os projetos de responsabilidade social também permitem que a comunidade ao entorno se engaje nas atividades da empresa, aumentando a confiança da opinião pública e sua credibilidade.

Perguntas similares