A autoavaliação é pouco usada pelos professores, justamente, porque em suas concepções e práticas avaliativas prevalecem as formas tradicionais de transmissão do conhecimento; porque a avaliação é associada ao fechamento de uma unidade de ensino ou disciplina, sem a preocupação com o processo de aprendizagem do aluno; e, porque não visa desenvolver a autonomia do aluno para que ele próprio se posicione frente à construção de sua aprendizagem e, consequentemente, a reelaboração do conhecimento necessário e significativo para sua prática. Outra dificuldade de se fazer uma avaliação formativa é a crítica que professores e alunos fazem pela “falta de rigor” nos processos avaliativos.
NEVES, Isabel Cristina, VALENTINI, Maria Terezinha Pacco. Avaliação da aprendizagem como possibilidade de aprendizagem: o que dizem os professores das Licenciaturas? Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2016.
Em relação ao contexto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. “Os estudantes e professores, diante da invenção da educação libertadora, e de si mesmos, podem achar tão estranho serem eles mesmos os responsáveis por seu estudo que pensam que falta rigor à abordagem dialógica” (FREIRE; SCHOR, 1986, p. 52),
PORQUE
II. O diálogo, a princípio, não pressupõe uma estrutura pré-estabelecida. Já que é um processo libertador, requer a liberdade necessária, sem uma condução pedagógica.
Referência: FREIRE, P.; SCHOR, I. Existe estrutura e rigor na educação libertadora? As classes dialógicas tornam iguais os professores e os alunos? IN: Medo e ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
A respeito dessas asserções, assinale a opção que ilustra, corretamente, princípios que foram discutidos pela Pedagogia de Paulo Freire.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
b)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás