Respostas
Resposta: Simón Bolívar,O sonho de Bolívar
Um aristocrata que lutava pela igualdade. Um humanista que se lançava à guerra com a mesma violência implacável dos seus inimigos. Um filósofo que costumava pensar em voz alta. E um romântico que ansiava alcançar tanto em tão pouco tempo: a democracia, a justiça e a unidade latino-americana.
São várias as facetas de Simón Bolívar, que um dia sonhou em lançar a pedra fundamental da liberdade sul-americana. No livro O Espelho Enterrado – Reflexões sobre a Espanha e o Novo Mundo, o escritor mexicano Carlos Fuentes procura definir a persona do herói venezuelano que, ao lado do argentino José de San Martín, liderou a luta pela independência das colônias espanholas da América do Sul no início do século 19.
Leitor de Rousseau e de Montesquieu, esse republicano ardoroso, embora descendente de uma família aristocrática riquíssima, desde muito jovem demonstrou seu inconformismo com a submissão de sua terra à Coroa espanhola: afinal, se questionava, por que não podemos comerciar por nós mesmos, pensar por nós mesmos e governar a nós mesmos? Foi com esse propósito que organizou um exército rebelde que libertaria o continente sul-americano do domínio espanhol, revelando-se um gênio militar.
Explicação: retirei do site: Ermira. cultura, idéias e redemoinhos