*livro quarto de despejo*
Durante parte do 1º e 2º semestres de 2021, trabalhamos com a obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. As questões a seguir visam a traçar reflexões amplas sobre temas que a autora trabalha em sua escrita. Lembramos que nosso curso de Language & Literature Portuguese do Ib tem por princípios os 7 conceitos e Global issues com os quais você deve relacionar as suas respostas*. A obra poderá servir de corpus de análise para os seguintes exames a serem desenvolvidos nos próximos anos:
Individual Oral
High level Essay
Paper 2
* você pode encontrar os 7 conceitos e os global issues no tópico MATERIAIS IB (MAY/23) na nossa pasta no Classroom.
1) A seguir, as questões:
Entre os dias 14 e 21 de junho, a autora destacou um tema que se repetiu nesse período. De que tema se trata e quais as causas para esse tema ser recorrente? Transcreva trechos que justifiquem sua resposta. Você deve conectar ao menos 1 conceito ou 1 global issue em sua resposta.
2)No dia 16 de junho, a autora trabalha uma temática estrutural da sociedade brasileira. De que se trata? Qual a opinião da autora sobre o tema? Conecte 1 conceito ou 1 global issue a sua resposta.
3) Entre os dias 24 de junho e 28 de junho, a autora revela uma perspectiva ambígua sobre seu espaço. Transcreva esses trechos que revelam essa visão ambígua. Conecte 1 conceito ou 1 global issue a sua resposta.
4)No dia 7 de julho (pág. 85) a autora constrói uma figura de linguagem para descrever a cidade. Transcreva o trecho e justifique o uso da figura de linguagem a partir do que a autora já comentou sobre seu espaço em outros momentos da obra. Conecte 1 conceito ou global issue a sua resposta.
5) No dia 31 de outubro e 5 de novembro, a autora constrói uma crítica semelhante. A quem a crítica é dirigida em cada dia e que percepção de mundo a autora manifesta nesses dias? Relacione com o contexto histórico da obra e conecte 1 conceito ou global issue em sua resposta
Respostas
1. Entre os dias 14 e 21 de junho, Carolina Maria de Jesus explicita o problema da fome, o qual acompanha os povos favelados, e que a deixa extremamente entristecida, já que os custos de alimentação são extremamente elevados.
2. No dia 16 de Junho, a autora aborda a temática do racismo vigente na sociedade. Carolina Maria de Jesus tem orgulho de sua pele negra e de suas características afro-brasileiras.
3. Entre 24 e 28 de junho, a autora retrata que a vida na favela ora é tomada por conflitos, ora é caracterizada pela reunião dos moradores. No dia 28, a autora explicita que a população assistirá de forma harmoniosa a um jogo.
4. A autora descreve a cidade como o paraíso. Essa figura de linguagem é a metáfora.
5. A autora evidencia que os autores pobres no Brasil pouco têm destaque na mídia.