A interação verbal entre os sujeitos é possível por meio das palavras e pode ser realizada por meio da fala e/ou da escrita. Dependendo da situação comunicativa, os usuários das línguas podem eleger qualquer um dos diferentes níveis de linguagem para interagir verbalmente com os outros. Isso significa que existem linguagens diferentes para ocasiões distintas, ou seja, em toda situação comunicativa, os falantes elegem o nível de linguagem mais adequado para que tanto o emissor quanto o receptor das mensagens possam compreender e ser compreendidos.
A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, donde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).
Claro que a linguagem informal não pode ser considerada errada uma vez que os falantes da língua utilizam a informalidade de acordo com determinados contextos.
No entanto, quando estamos conversando com superiores no trabalho, por exemplo, essas marcas são deixadas de lado, para dar lugar a uma linguagem mais cuidada, ou seja, aquela em que não notamos as marcas da oralidade, e que intuitivamente utilizamos em determinados contextos de produção que exigem formalidades.
Feita essa observação, note que mesmo nas situações de oralidade, podemos utilizar uma linguagem mais preocupada ou formal, por exemplo, nas apresentações em público.
Note o exemplo a seguir:
Linguagem formal / escrita
Linguagem informal / falada
Dr. Armando seguiu até a esquina para encontrar o filho que chegava da escola, enquanto Maria, sua esposa, preparava o almoço.
Quando chegaram em casa, Armando e seu filho encontraram Dona Maria na cozinha preparando uma das receitas de família, o famoso bolo de fubá cremoso, a qual aprendera com sua avó Carmela.
O Dr. Armando foi até a esquina esperar o filho que chegava da escola. Nisso, a Maria ficou em casa preparando o almoço.
Quando eles chegaram na casa, a Maria tava na cozinha preparando a famosa receita da família para ninguém botar defeito: o bolo de fubá cremoso.
Aquele que ela aprendeu cum a senhora Carmela anos antes da gente se casar.
A tabela mostra a mesma informação comunicada de modos distintos. Levando em conta o contexto comunicativo em que a linguagem seja oral, porém seja uma situação de formalidade, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase a seguir:
Mas, francamente, essa informação não deveria causar tanto espanto, porque
( ) por exemplo, leram dois livros, aí ficharam todo o conteúdo e ainda escreveram resumos dos quatro seminários apresentados. Coisa pra muita gente estudar!
( ) mesmo assim eles não têm certeza sobre os resultados.
( ) certamente obterão bons resultados, isso está na cara.
( ) já sabiam que seria um período de muito conteúdo. Ficar reclamando assim é bobeira!
( ) foi igualzinho, do mesmo jeitinho do semestre anterior.
Respostas
respondido por:
10
Resposta: mesmo assim eles não têm certeza sobre os resultados.
Explicação: Alternativa Correta: mesmo assim eles não têm certeza sobre os resultados.
Deve-se evitar o uso de expressões que indiquem informalidade.
(verificado DNM)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás