• Matéria: Filosofia
  • Autor: ergrgeg
  • Perguntado 3 anos atrás

O dispositivo panóptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente
[…] A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente protegia. A visibilidade é uma armadilha (...)
E para se exercer, esse poder deve adquirir o instrumento para uma vigilância permanente, exaustiva, onipresente, capaz de tornar tudo visível,
mas com a condição de se tornar ela mesma invisível”. Foucault, Vigiar e Punir. Ao analisar as instituições de seu tempo, Foucault apresentou a tese de que o modelo
de panóptico proposto por Bentham tinha alcançado proporções inimagináveis, estando não só em prisões, mas também na arquitetura industrial e também na escolar.
Levando em consideração o avanço das redes sociais e as novas tecnologias de informação, pode-se definir que *


a-esse modelo não tem mais espaço, pois as novas tecnologias denunciaram sua existência.
b-esse modelo foi abandonado e abraçou-se um modelo de liberdade plena e indivíduos autônomos.
c-esse modelo de controle foi substituído pela instauração do medo da morte, princípio fundante da sociedade ocidental.
d-esse modelo de controle se remodelou, com as novas tecnologias multiplicando a capacidade de controle das ações.
e-esse modelo nunca existiu, sendo apenas uma crítica infundada de Foucault, muito preso ao modelo francês de escola e indústria.

Respostas

respondido por: Danas
2

O controle social atualmente é bem maior do que antigamente, isso porque todos são vigiar dos seus próximos, existem câmeras em todos os lugares, a todo momento novas postagens são feitas em redes sociais e a cada novo click da câmera, mais do que acontece é registrado e julgado pelo grande público da internet (alternativa D).

O modelo de controle institucionalizado é algo que ainda existe, e que ocorre de forma constante, mas o controle social das mídias sociais é ainda mais cruel.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares