Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) Sintetizar o processo de criação e produção artística (inspiração, concepção, criação,definiçõ/ desenvolvimento de roteiro etc);
Respostas
Resposta:
O Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) é um teatro brasileiro, localizado no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo. Foi construído e inaugurado em 1948[1], por iniciativa do industrial italiano Franco Zampari, com o apoio financeiro de parte da elite paulistana.
No período que se sucedeu a sua inauguração, até 1964, o TBC foi a sede de uma companhia teatral homônima, que nasceu com o objetivo de ser um espaço para o teatro amador da cidade de São Paulo[1]. Após o encerramento das atividades da companhia, o Teatro continuou a receber apresentações teatrais até 2008, quando fechou as portas para o público.[2]
Sua edificação arquitetônica é multiplamente protegida pelos órgãos de proteção ao patrimônio histórico: foi tombada em 1982, pelo Condephaat[3], órgão de preservação do Estado de São Paulo, decisão reconhecida em 1991, pelo Conpresp[4], órgão municipal de preservação da cidade de São Paulo, e reforçada em 2002, quando a rua Major Diogo, onde o TBC está localizado, foi incluída no processo que reconheceu como patrimônio histórico e cultural todo o bairro da Bela Vista[5].
Entre os artistas que se apresentaram no Teatro, estão Cacilda Becker, Paulo Autran, Cleyde Yáconis e Fernanda Montenegro. O terreno foi desapropriado em 2008 pela Funarte, que o adquiriu com o objetivo de providenciar sua reabertura ao público, com reinauguração prevista para 2013[6].
Explicação: