O sistema de capitanias hereditárias foi considerado um fracasso principalmente devido à falta de apoio da Coroa lusa. As duas exceções desse fracasso e os documentos dados por Portugal aos donatários estão corretamente indicados em *
Rio de Janeiro e São Paulo / CPF e Carta de Doação
São Vicente e Pernambuco / Carta de Doação e Foral
Pernambuco e Araruama / Carta Foral e Declaração de Direitos
São Vicente e Sergipe / Carta de Doação e Declaração de Direitos
Pernambuco e São Vicente / Tratado de Madri e Declaração de Direitos
Respostas
R=As capitanias hereditárias foram repartições de terras, com o intuito de facilitar o processo de exploração das terras brasileiras. Os donatários eram aqueles que recebiam as terras para serem exploradas, o documento que passavam essas terras era a carta de doação que estabelecia os limites das terras, onde o donatário aceitava a transferência apenas por hereditariedade onde também existia um foral onde o Rei regulamentava a administração das terras . Porém so sucederam as capitanias de São Vicente e Pernambuco, as demais não sucederam por erro de administração ou falta de recursos.
Resposta:
oi ,tudo bom?
Entre 1534 e 1536 , foram distribuídas 14 capitanias: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova Lusitânia , a Duarte Coelho ; 7- Bahia de Todos os Santos , a Francisco Pereira Coutinho ; 8- Ilhéus , a Jorge Figueiredo Correa ; 9- Porto Seguro , a Pero do Campo Tourinho ; 10- Espirito Santo , a Vasco Fernandes Coutinho ; 11- São Tomé , a Pêro de Goes ; 12- São Vicente , ( subdividida em duas ) , a Martim Afonso de Sousa ; 13- Santo Amaro ( entre as duas subdivisões de São Vicente ) , a Pêro Lopes de Sousa ; 14- Santana , a Pêro Lopes de Sousa.
Espero ter te ajudado