Os Estados Unidos tinham por objetivo ser o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil em 1824, pois existiam os mais diversos confrontos de interesses entre Inglaterra e Portugal diante do futuro político do Brasil. Esse objetivo se justica pelo seguinte motivo: *
a) Somente o Brasil era o único país do continente americano de interesse no jogo político, econômico dos Estados Unidos.
b) Cada país da América deveria se auto – governar e não aceitar a interferência da Europa.
c) Pois a doutrina Moroe acritava que o investimento nos processos de indepêndencias fariam os países serem tratados com igualdade pelos políticos americanos.
d) Os Estados Unidos iam ajudar sem nenhum interesse a todos os países que estivessem com dívidas com os demais.
Respostas
respondido por:
0
É correta a alternativa B, de modo que o principal ponto ideológico da Doutrina Monroe, que orientava a política externa dos Estados Unidos na época, era a ideia da "América para os americanos", ou seja, um Novo Mundo livre da interferência europeia.
Isto, claro, não era feito apenas por razões ideológicas e nem sem outros interesses. Do ponto de vista dos Estados Unidos, quanto maior fosse a independência das antigas colônias em relação a Europa, mais fortes seriam os laços econômicos entre os países americanos e maiores seriam as importações destes países de bens dos Estados Unidos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás