com a Palavra VERDE
----> forme palavras usando os seguintes processos:
☘composição por justaposição
☘derivação sufixal
☘derivação parassintética
plisssssss é pra agorinha ☹
Respostas
Resposta:
composição por justaposição
Na composição por justaposição ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado.
A diferença é que na justaposição não há trocas ou perdas dos elementos formadores das palavras, que permanecem apenas unidas, sem sofrerem alterações na sonoridade, acentuação ou mesmo na forma da escrita. Observe estes exemplos de justaposição: gira + sol = girassol. passa + tempo = passatempo.
derivação sufixal
A derivação sufixal é um tipo de derivação no qual se altera a forma do termo original acrescentando-se um sufixo, isto é, um morfema após o radical da palavra, para criar um termo derivado da palavra original. Assim, o “pedaço” acrescentado após o radical gera novas palavras derivadas da original.
Todas as palavras seguintes são resultado do processo de derivação sufixal: “brincalhão” (“brincar” + “-alhão”), “chuvisco” (“chuva” + “-isco”), “glóbulo” (“globo” + “-ulo”) e “demoníaco” (“demônio” + “-íaco”).
derivação parassintética
Derivação parassintética é um tipo específico de derivação, sendo caracterizada pelo acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a uma palavra primitiva. Por exemplo, o vocábulo “envelhecer” é formado pelo prefixo “en-”, mais a palavra primitiva “velho” e o sufixo “-ecer”.
Exemplos
Amaciar → a + macio + ar.
Amadurecer → a + maduro + ecer.
Apodrecer → a + podre + cer.
Descampado → des + campo + ado.
Esquentar → es + quente + ar.
Envergonhar → en + vergonha + ar.
Enfileirar → en + fileira + ar.
Submarino → sub + mar + ino.
Explicação:
Espero ter ajudado bons estudos✧◝(⁰▿⁰)◜✧
Resposta:
garota de cima está correta (。•̀ᴗ-)✧