Respostas
Resposta:
Abaixo.
Explicação passo a passo:
1) É encontrado em toda a atmosfera e se concentra (cerca de 90% do total) na região entre 20 e 35 km de altitude.
A sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.
Nos seres humanos, a exposição à radiação UV-B está associada ao risco de dano à visão (como a catarata), envelhecimento precoce, à supressão do sistema imunológico e ao desenvolvimento do câncer de pele.
Os animais também sofrem as consequências do aumento da radiação. Os raios ultravioletas prejudicam estágios iniciais do desenvolvimento de peixes, camarões, caranguejos e outras formas de vida aquáticas e reduz a produtividade do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática, provocando desequilíbrios ambientais.
2) A formação do ozônio ocorre na estratosfera. O ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
1) A camada de ozônio está localizada na atmosfera e sua importância é nos proteger dos raios ultravioletas.
2) Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O²). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O²), formando assim o ozônio (O³).
Espero ter ajudado :)