Leia um trecho da resenha crítica a seguir. O fato é que, ao longo de décadas alternando entre escritos e música e desde o seu último álbum de 2006, Jorge Mautner desnudou todas as suas faces e presenteou aos ouvidos atentos, o extremo de uma sociedade à beira (quase dentro) do abismo ao mesmo tempo em que floresce de sorrisos as mesmas audições quando engata esperanças, sempre presentes em sua trajetória de composições. Delicado e ao mesmo tempo rígido com o que quer dizer, o carioca que chegou ao Brasil fugindo do Holocausto, se tornou uma espécie de luz em fins de túneis, para qualquer ocasião de um fim de tarde reflexivo e de respiros fundos (e leves). O trecho da resenha crítica que apresenta a mesma figura de pensamento que em “[...] e de respiros fundos (e leves).” é: *
1 ponto
a) “[...] Jorge Mautner desnudou todas as suas faces [...]”.
b) “[...] se tornou uma espécie de luz em fins de túneis [...]”.
c) “[...] uma sociedade à beira (quase dentro) do abismo [...]”.
d) “Delicado e ao mesmo tempo rígido com o que quer dizer [...]”.
e) “[...] floresce de sorrisos as mesmas audições quando engata esperanças [...]”.
tamirescapovilla:
Quêm quê namora comigo
Respostas
respondido por:
0
Ao realizar a leitura do trecho da resenha crítica, vemos que a alternativa que possui uma frase com a mesma figura de pensamento utilizada é a letra D.
No trecho da resenha crítica, vemos a presença da figura de pensamento que chamamos de antítese. Essa figura de pensamento, faz com que dentro de uma mesma frase sejam apresentadas duas ideias opostas.
Ao fazer a leitura do trecho, vemos que há uma antítese gerada pela contradição entre as palavras "fundos" e "leves". Na frase da alternativa D, a antítese é criada a partir dos termos "rígido" e "delicado" que se contradizem.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás