Um terremoto foi medido em uma nova escala através da função M=3/4log5(7E/E0), sendo M a magnitude do terremoto nessa escala, E a energia liberada por esse terremoto, em KWh, E0 uma constante real positiva. Determine a magnitude de um terremoto que libera uma energia igual ao valor da constante E0. Em seguida, determine o valor da razão E/E0 para um terremoto cuja magnitude foi de 2,1 nesta escala. Expresse esse valor por meio de uma única potência. Para os cálculos desses 2 pedidos, considere que log2 = 0,3 e log7 = 0,84.
Respostas
Temos a seguinte expressão de magnitude:
Primeiro é pedido o cálculo da magnitude de um terremoto que libera uma energia (E) igual ao valor da constante (E0), ou seja, podemos considerar que nesse caso temos E = E0, substituindo essa informação na relação:
Note que a questão nos informa o valor do log7, sendo que obtemos o log de 7 na base 5, ou seja, para se adequar ao dado fornecido, devemos fazer uma mudança para a base 10:
Aplicando isso no nosso logarítmo:
Substituindo essa informação onde paramos:
Como sabemos, 5 pode ser escrito como a divisão de 10 por 2, então:
Utilizando a propriedade da divisão dos logarítmos, podemos reescrever como:
Agora sim podemos substituir as informações fornecidas no enunciado:
Essa é a magnitude quando o terremoto libera uma energia igual a constante E0. Agora devemos calcular a razão E/E0 para um terremoto com magnitude 2,1. Substituindo os dados:
Vamos começar modificando o logaritmando:
Aplicando a propriedade da multiplicação de log:
A mudança de base para o cálculo do log de 7 já foi realizada, então:
Espero ter ajudado, creio que seja isto.