• Matéria: História
  • Autor: elidagatynha
  • Perguntado 3 anos atrás

Estima-se que no final do século XV existiam 100 milhões de habitantes na América colonial (indígenas de várias etnias e troncos linguísticos). No final do século XVI, os indígenas contavam pouco mais de 10 milhões, ou seja, em um século, 90% dos habitantes originários da América foram exterminados. Nos séculos seguintes, o massacre prosseguiu dizimando tribos e troncos inteiros. Sobre a relação existente entre os colonizadores ibéricos e os indígenas de ambos os lados da fronteira, é correto afirmar que: A. os indígenas foram escravizados pelo conquistador europeu, que evitou exterminá-los, pois eram mais lucrativos vivos do que mortos. Na América portuguesa, os indígenas se tornaram importante mão de obra no projeto colonizador, e na América espanhola, ao contrário, utilizou-se mais mão de obra africana do que de indígena. B. o massacre dos povos indígenas durante o período colonial espanhol e português na América é considerado o maior genocídio da humanidade. No entanto, a relação existente entre colonizador e população originária foi de empatia; poucos indígenas foram escravizados e suas crianças preservadas. C. a relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os saberes e cultura indígenas. No tocante à religião, os colonizadores não tiveram sucesso; os indígenas mantiveram seus ritos, mitologias e deuses. D. houve uma exterminação de grande parte da população indígena, que não se submeteu ao domínio do colonizador. Em certa medida, os próprios indígenas guerrearam entre si e se autoexterminaram, dizimando tribos inteiras, porém uma parte significativa conseguiu evadir para as regiões não colonizadas e manter sua cultura. E. a relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os indígenas. Quando havia resistência indígena em relação à dominação europeia, os índios eram mortos e suas aldeias destruídas. Houve imposição da religião, da língua e da cultura europeias sobre a indígena.

Respostas

respondido por: alvesluciene86348
0

Resposta:

shdtisyejnjhudgfuejdhhjthxgzbxbxbxbzjdgksgwogeudgeoeheoyegevejdbdbdbhdjdheoge8w729e0ru7rydhhxixbsbfsihejhdhzbzgskzupshduebfwjdbehisvw8dbuepxytdhxidfdpyregsofyudhdjjdhdie

respondido por: andrerouge
2

Resposta:

E.  

a relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os indígenas. Quando havia resistência indígena em relação à dominação europeia, os índios eram mortos e suas aldeias destruídas. Houve imposição da religião, da língua e da cultura europeias sobre a indígena.

Explicação:

O massacre dos povos indígenas durante o período colonial espanhol e português na América é considerado o maior genocídio da humanidade. A relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação e de superioridade dos europeus sobre os indígenas e de destruição de sua cultura e de seus costumes. A resposta à resistência de dominação era o extermínio de homens, mulheres e crianças. O conquistador impôs sua cultura, religião, língua, modos de viver e costumes. Os indígenas não tiveram qualquer alternativa a não ser a submissão. Não houve qualquer relação de respeito ou de empatia pelos habitantes originários das colônias. Na América portuguesa, houve maior uso da mão de obra de africanos escravizados, enquanto que nas colônias espanholas, escravizaram mais indígenas do que africanos.

Perguntas similares