O filósofo Immanuel Kant (1724-1804) estudou a dicotomia entre o racionalismo, que aborda a possibilidade de o conhecimento efetivar-se na razão e a sua negação pelo empirismo, que trata da importância dos sentidos para a sistematização do conhecimento. Recordando os estudos realizados sobre o pensamento iluminista, analise as afirmações: 1. Kant conceitua a dignidade da pessoa humana como um fim e não como meio, ele volta-se contra a coisificação do ser humano, posicionando-se no sentido de que o ser humano deve ser recanhecido como sujeito, tratado como fim em si mesmo, não somente a dimensão individual da pessoa, mas também sua dimensão comunitária e social. II. O pensamento iluminista defendia que a razão e a liberdade pertencem ao homem porque ele nasceu com direitos e não por virtude de sua classe social, ou por pertencer a determinado país, grupo ético ou religioso. III. Kant, assim como os demais pensadores do iluminismo, defendia que o método científico não compreende a realidade e que essa só pode ser retratada pelo conhecimento filosófico. Assinale a alternativa correta: А. O As asserções le ll estão corretas e a III incorreta. B. o As asserções I, II e III estão corretas e referem-se às bases filosóficas do iluminismo. C. O A asserção l é correta e a Il e III são incorretas. D. A asserção III é correta a lell dizem respeito ao conceito de racionalismo e não ao de iluminismo. E O A asserção Il é correta e a le lll são incorretas.
Respostas
Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leibniz) e do empirismo (Hume, Locke, Berkeley) para criar a sua filosofia transcendental e categórica (A).
Esclarecimento (Aufklärung), termo apropriado por Kant, é a transposição do homem entre a fase da menoridade e a maioridade.
Para Kant, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.
Com isso, a razão é o caminho para se atingir o progresso, uma vez que as ações racionais são fundamentadas na autolimitação e na liberdade.
Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo. A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.
Link: brainly.com.br/tarefa/15201670
Resposta:
II correta, I e III incorreta.
Explicação: