Sócrates defendia que a opinião (doxa) poderia ser individual, mas a sabedoria seria universal e, partindo dessa convicção, elaborou um método para que o homem procurasse conhecer a sua natureza antes de buscar persuadir os outros, começando pelo autoconhecimento e questionamento de suas verdades pré-estabelecidas. Daí a expressão "Conhece-te a si mesmo", que estava gravada à entrada do Templo de Apolo, com a qual o processo de questionamento dos significados das coisas revela seu real sentido.
Acerca do texto, analise as afirmações:
I. A partir das ideias defendidas por Sócrates, entendemos que nosso conhecimento tem limites e que, ao reconhecermos a ignorância, podemos chegar à reformulação de velhas ideias e à formulação de novas.
II. A frase "conhecer a si mesmo" demonstra que a partir da ignorância precisamos conhecer nossos limites. Por isso, Sócrates fazia perguntas aos cidadãos, expondo contradições nas argumentações e respostas.
III. O método de construção do conhecimento defendido por Sócrates é dividido em duas partes: a ironia e a maiêutica, respectivamente o questionamento e a formulação de novas ideias.
IV. Sócrates defendia que a retórica seria suficiente para provar uma teoria e tomá-la como verdadeira.
Assinale a alternativa que contém somente afirmações corretas:
rainarasoupere6:
Qual a resposta?
Respostas
respondido por:
47
Sócrates percebia que o conhecimento humano é limitado, mas que ele pode se expandir sempre que conhecemos a nossa própria ignorância, daí surgiu da frase "conhece-te a ti mesmo" e daí também surgiu o método socrático de questionamentos com ironia e maiêutica, sendo a retórica uma das formas de se chegar a verdade, mas não a única (I, II e III estão corretas).
Esse grande filosofo, sempre que entrava em uma discussão, começava a questionar e questionar até chegar ao ponto que queria, esse é método socrático.
Espero ter ajudado!
respondido por:
6
Resposta:
I, II e III é a certa
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás