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A elaboração do conceito de indústria cultural foi um dos principais resultados da chamada Escola de Frankfurt — um instituto de pesquisas de cunho social inaugurado em 1924. Apesar da herança marxista dos seus membros, seu objetivo era produzir estudos interdisciplinares, e a teoria crítica que se pretendeu elaborar esteve influenciada por propostas psicanalíticas e fatores culturais.
Tal expressão foi utilizada originalmente em Dialética do esclarecimento (1947), obra de Theodor Adorno e Max Horkheimer, com colaboração de outros membros. Essa publicação visava esclarecer um fenômeno característico do capitalismo presente nas sociedades industriais do século XIX, a saber, a criação de um mercado consumidor de bens culturais.
A arte da Dança sempre caminhou junto com o homem em sua evolução, seus efeitos
culturais provenientes de cada lugar no mundo é exclusivamente diverso. Em plena era
de globalização intensa e com a difusão rápida de informação pelos meios de
comunicação abundantemente sendo consumidos pelas pessoas, mudouse a forma de
lidar com a arte ou mais especificamente a dança. Este trabalho discute os efeitos dessas
mídias na formação e propagação da arte dança, visando que nessa “cyber era”, tudo
está exposto e o espectador virou produtor de conteúdo também. Abordará também
questões entre a dança arte e a dança entretenimento e a necessidade da oportunidade de
espaço para a dança como sensibilização se expor para o público de massa, como uma
espécie de despertar e estímulo para a sua prática e apreciação.