Na sua opinião, qual a relação de expressões como o Hip Hop e o Funk com os bairros de periferia no Brasil?
Respostas
Resposta:
O funk, gênero altamente popular no Brasil na atualidade, surgiu de uma maneira bem diferente de como se apresenta hoje. Considerado “irmão” ou “primo” do hip hop e do soul, ele é um produto da ascensão do movimento negro nos Estados Unidos entre as décadas de 1960 e 1980. Nessa época, a luta pelos direitos civis encontrava-se em plena ebulição com Martin Luther King, líder mais conhecido do movimento, Rosa Parks, que desafiou a política separatista do Apartheid ao negar o lugar em um ônibus a um homem branco, entre vários outros, que aumentaram a discussão sobre a importância dos negros e de sua cultura na sociedade americana.
Por conta disso, a visibilidade dos moradores dos chamados “guetos”, principalmente do Bronx, de Nova York (EUA), foi ainda mais ampliada pelas suas músicas e danças, as quais, gradativamente, foram se incorporando à cultura hegemônica estadunidense. Antes do funk e do hip hop, gêneros como jazz e rock, também originários de grupos marginalizados, já haviam ganhado notoriedade, ajudando nessa inclusão na cultura hegemônica. Dessa forma, com o contexto da influência do país nas nações latino-americanas na Guerra Fria, tais ritmos musicais foram incorporados a essas sociedades.
No Brasil, ocorreu uma grande adaptação para a realidade local. A ideia de resistência e de representação de uma realidade comumente ignorada pela mídia ainda persiste, mas a sonoridade foi bastante alterada.
Explicação:
resumi o que conseguir