Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A inflação de demanda diz respeito ao aumento de preços que se observa em casos onde o poder aquisitivo da população sobe em disparidade com a capacidade que a economia tem de prover os bens e serviços demandados. Em outras palavras, quando a demanda supera a oferta.
Ainda que capaz de sérios transtornos à economia de um país, inflação não deve ser confundida com hiperinflação. Esta última também consiste do aumento contínuo e generalizado dos preços. No entanto, se dá em uma proporção muito maior. Ao passo que um pouco de inflação é sintoma comum de economias saudáveis em crescimento, um nível muito elevado é sinônimo de recessão e crises de estabilidade.
É possível que os primeiros registros do fenômeno da inflação datem da Idade Antiga. Ao longo da decadência do Império Romano, a cunhagem indiscriminada de moedas para cobrir as crescentes despesas militares foi causa de um grande processo inflacionário que agravou a situação já frágil sob o imperador Diocleciano. Este, em face do problema, promulgou, em 301, o Édito Máximo, que determinava valores máximos pelos quais os bens transacionados na economia romana poderiam ser vendidos, alegando que a verdadeira causa da inflação era a ganância dos mercadores que subiam os preços. Tal providência assemelha-se ao congelamento de preços promovido pelo governo Sarney, em fevereiro de 1986, como parte do Plano Cruzado.
O conceito de inflação pode ser contrastado com os conceitos de deflação, a redução contínua e generalizada dos preços e estagflação, a inflação acompanhada de estagnação econômica, ou baixo crescimento.
__________________________________________________________
{Espero ter te ajudado}
Att: Mariana Costa :D
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás