AJUDA POR FAVOR, GENTE!
A frase abaixo foi pronunciada por José Goldemberg, quando ocupou o cargo de Ministro da Educação, entre 1991 e 1992. O pronunciamento do ex ministro expressa um pensamento que parte do princípio de que basta investirmos na educação de crianças e adolescentes, assim, chegará um momento em que não existirão mais pessoas adultas analfabetas e com baixa escolaridade. Este pensamento evidencia a opção política realizada na década de 1990, quando o Brasil incorpora o neoliberalismo, diminuindo o papel do Estado na oferta de serviços públicos. No campo da educação, a EJA foi alçada a uma condição desfavorável, já que a prioridade foi o investimento no ensino fundamental de crianças e adolescentes do ensino regular.
[...] o grande problema do país é o analfabetismo das crianças e não o de adultos. O adulto analfabeto já encontrou o seu lugar na sociedade. Pode não ser um bom lugar, mas é o seu lugar. Vai ser pedreiro, vigia de prédio, lixeiro, ou seguir outras profissões que não exigem alfabetização. Alfabetizar o adulto não vai mudar muito sua posição dentro da sociedade e pode até perturbar. Vamos concentrar nossos esforços em alfabetizar a população jovem. Fazendo isso agora, em dez anos desaparece o analfabetismo (GOLDEMBERG apud BEISEIGEL, 1997, p. 30).
Quais afirmativas abaixo desconstroem este pensamento?
I. Quanto mais se investe na educação de toda a sociedade, mais impacto é possível se observar na educação das crianças e dos adolescentes. Pais e familiares mais escolarizados tendem a acompanhar melhor a escolarização dos seus filhos.
II. Os dados sobre escolaridade no Brasil colaboram com o pensamento do ex ministro, pois demonstram que não há fracasso na escola regular, já que todas as crianças, adolescentes e jovens concluem a educação básica com sucesso na atualidade;
III. Este pensamento coloca entraves ao avanço do estabelecimento da política educacional de EJA como uma política permanente de Estado, pois parte do princípio de que a qualquer momento ela não será mais necessária;
IV. A educação ao longo da vida está consagrada nos acordos internacionais, portanto, não se limita somente à certificação de graus de escolaridade. Assim, mesmo quando toda a população está escolarizada, ela tem direito de manter-se em permanente formação, ao longo da vida.
V. A alfabetização tem outros benefícios para além da colocação no mercado de trabalho. Amplia as oportunidades de acesso à cultura, ao conhecimento, melhora as formas de comunicação e a autoestima dos sujeitos.
Assinale a alternativa correta:
a.
I, II, IV e V
b.
I, III, IV e V
c.
I, II, V
d.
III, IV e V
e.
Somente a II
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A resposta certa e letra d)III,IVeV
A resposta certa e letra d)III,IVeV
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás