Estudamos que as rebeliões na colônia aconteceram em 2 tipos de movimentos: nativista e separatista. A inconfidência mineira se enquadra em qual e por quê?
Nativista, por ter caráter de não rompimento com o pacto colonial com Portugal.
Separatista, porque queria romper com Portugal e adotar um regime republicano.
Separatista, porque pretendia manter as relações do pacto colonial mas sem tantas cobranças de taxas e impostos da coroa.
Nativista, porque queria queria deixar de ser uma colônia, ou seja, um país independente.
Respostas
Resposta:
Durante a colonização do Brasil, muitos problemas foram se apresentando. Tais problemas abrangiam situações como a forma de concessão de terrenos para colonos e aventureiros que vinham de Portugal para aqui se estabelecer, a extração de recursos naturais, como o pau-brasil, o apresamento e o tráfico de indígenas, entre outras coisas. Essas situações acabaram promovendo as chamadas contradições da colonização. De tais contradições, as Rebeliões Nativistas acabariam por se tornar emblemáticas.
A expressão “Rebeliões Nativistas” refere-se às revoltas e tentativas de revoluções políticas que se desenrolaram em solo brasileiro entre os séculos XVII e XVIII. Essas rebeliões aconteceram nesse período especialmente porque o sistema colonial (começado efetivamente em 1530) já estava consolidado no Brasil e a Corte Portuguesa já conseguia exercer sua autoridade na maior parte do território que dominava, sobretudo naqueles que se tornaram os grandes polos de atividade econômica: a Capitania de Pernambuco e a Capitania de Minas Gerais.