Questão 01 – Examine as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: I. A liberdade de crença de modo pleno é um grande direito que os brasileiros alcançaram II. No período do império existia liberdade de crença ilimitada III. A grande proeza dessa Constituição é que além de dar liberdade ainda garante proteção IV. Com a liberdade de crença a liberdade de consciência toma mais força. *
A) Somente as alternativas I, II e III são corretas.
B) Somente as alternativas II, III e IV são corretas.o 2
C) Somente as alternativas I e IV são corretas.
D) Somente as alternativas I, III e IV são corretas.
URGENTE!!!!!
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta: D) Somente as alternativas I, II e IV são corretas.
Explicação:
Liberdade de crença e Estado Laico
A liberdade de crença de modo pleno é um grande direito que os brasileiros alcançaram, pois nem sempre foi assim. No período do Império somente existia uma liberdade de crença limitada, visto que existia a liberdade de crença mas não a liberdade de culto, não poderia haver templos que não fossem
católicos. Após a Constituição de 1891 essa realidade começa a mudar, haja vista que é acolhida a liberdade de crença de modo total sem restrições.
A Constituição Federal proclama a liberdade de crença em seu inciso VI, art. 5°, que diz: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício de cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias". A grande proeza desta Constituição é que além de dar liberdade ainda garante proteção, para que não surjam grandes religiões que venham a suprimir as minúsculas. Um exemplo de proteção que é dada a liberdade de crença é a isenção de impostos.
Com a liberdade de crença a liberdade de consciência toma mais força, podendo ser exercida em seu máximo, pois como é de se imaginar não poderia existir plena liberdade em tudo que ela abarca não fosse permitido.
Todos que professam uma fé devem ter liberdade de proclamá-lá sem restrições, bem como aqueles que não professam nenhuma podem receber retaliações.