Roteiro de pesquisa
1. Quais países e continentes estão envolvidos nos processos de produção, comercialização, consumo e descarte de um smartphone?
2. Como são obtidas as matérias-primas necessárias para a produção dessa mercadoria?
3. Quais são as condições de trabalho nas indústrias fabricantes de smartphones?
4. Onde estão e quais são as pessoas que consomem esse produto?
5. Quais são as estratégias de publicidade utilizadas para instigar o consumo dessa mercadoria?
6. Para onde vai o smartphone depois do seu descarte?
7. Em média, qual é a vida útil desses aparelhos?
Respostas
Resposta:
Roteiro de pesquisa
1. Quais países e continentes estão envolvidos nos processos de produção, comercialização, consumo e descarte de um smartphone?
China e Taiwan, que localizam-se na Ásia, e são responsáveis por aproximadamente 90% da produção mundial. Sendo as principais marcas:
Apple , Motorola e Xiaomi.
Mesmo algumas marcas sendo de origem americana, é comum que se terceirize a produção onde a mão-de-obra é mais barata.
Já em termos de consumo e descarte dos produtos, o pódio dos países é composto por Indonésia, Estados Unidos, Índia, China e Brasil, ou seja, nações pertencentes aos continentes asiáticos e americanos.
2. Como são obtidas as matérias-primas necessárias para a produção dessa mercadoria?
Para produzir componentes do celular como bateria, caixa, circuitos, fios e tela de LCD são necessários a utilização de bens naturais finitos e seus derivados como plástico (derivado do petróleo), cerâmica, cobre, níquel e zinco. Além disso, o processo industrial é longo e exige um alto consumo de energia elétrica, água e combustíveis.
3. Quais são as condições de trabalho nas indústrias fabricantes de smartphones?
Os funcionários trabalham em turnos de oito horas, com 90 minutos de pausa para almoço e dez minutos de descanso a cada duas horas. As rotinas são repetitivas e exigem atenção e agilidade. O ritmo de produção por linha é de um smartphone a cada 28,5 segundos, totalizando, em média, 2.400 aparelhos por dia.
4. Onde estão e quais são as pessoas que consomem esse produto?
O documento também faz um recorte por região. A Europa é o continente com maior porcentagem de usuários de smartphone, com 85% da população. A América do Norte aparece com 83%, seguida de América Latina (67%), Ásia e Pacífico (66%), Oriente Médio e Norte da África (64%) e África Subsaariana (45%).
5. Quais são as estratégias de publicidade utilizadas para instigar o consumo dessa mercadoria?
As publicidades de smartphones estimulam o consumo desse produto através dos lançamentos de novos modelos de forma constante, incutindo na mentalidade dos consumidores que tal produto é descartável.
Um smartphone não possui data de validade, tudo depende do uso que lhe é feito, porém, é uma política das grandes empresas em promover atualizações que tornem o produto mais lento, incentivando sua troca.
6. Para onde vai o smartphone depois do seu descarte?
Devido à presença de metais pesados, o lixo eletrônico é motivo de preocupação no tocante à saúde pública. As características dos smartphones exigem que a destinação e o tratamento pós-descarte sejam diferenciados, o que pede maior atenção à reciclagem, facilitada com a devolução dos aparelhos em lojas, bancos e outros locais que incentivem a logística reversa. O consumidor precisa conhecer o impacto de sua compra sobre o planeta.
7. Em média, qual é a vida útil desses aparelhos?
Alguns analistas dizem que celulares Android tem uma vida útil média de 3 anos se usados moderadamente para funções básicas. Mas caso você seja um usuário mais exigente que faz uso de diversos aplicativos, ele irá durar no máximo 1 ano com todas suas funções intactas.
Explicação:
1. A produção da tecnologia de smartphones ocorre principalmente na Europa, Ásia e América do Norte, enquanto a montagem do smartphone se dá em indústrias do continente asiático. A comercialização é realizada em todo o mundo, com destaque para as áreas mais ricas do globo como Europa e América do Norte, e o descarte cria ilhas de lixo na África e América.
2. As matérias-primas são obtidas a partir de extrativismo mineral e vegetal nos continentes asiático, americano e africano.
3. Há relatos de empresas que adotam o turno de trabalho de oito horas por dia, com descanso de uma hora e trinta minutos para almoço e dez minutos a cada duas horas de trabalho. O trabalho é repetitivo e estressante.
4. Os smartphones são vendidos principalmente para as camadas mais ricas da população mundial, localizadas na Europa, América do Norte e algumas regiões da Ásia.
5. As propagandas na TV, rádios e em diversos pontos das cidades são formas de publicidade que instigam o consumo de smartphones.
6. O smartphone descartado deve ter seus materiais separados para reciclagem, porém sabe-se que grande parte do lixo eletrônico não tem o descarte adequado e acaba gerando grandes ilhas de lixo, principalmente em países mais pobres e nos oceanos.
7. A vida útil de um smartphone gira em torno de 3 a 6 anos.
A produção, uso e descarte dos smartphones
Os smartphones são produtos de alta tecnologia. Sua produção passa por diversas etapas, desde a idealização até a montagem. É possível que a produção de apenas um aparelho passe por diversos países. Na atualidade, a globalização permite uma produção industrial altamente descentralizada. Porém, as sedes das grandes empresas seguem nos países ricos.
Existem aproximadamente cinco bilhões de smartphones no mundo, o que pode nos levar a crer que quase toda a população mundial tem um. Porém, ainda que altamente popularizados, esses aparelhos são caros e de difícil acesso para as camadas mais pobres da sociedade.
Outro problema a ser enfrentado é o descarte desses smartphones, por ser um processo caro e que não interessa às grandes empresas.
Para saber mais sobre produção descentralizada, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6156450
#SPJ2