1 – Qual fato aconteceu no Brasil com a expansão da atividade industrial por volta de 1950?
2–Pesquise e dê exemplos:
a) O que são bens de consumo duráveis? Dê exemplos.
b) O que são bens de consumo não duráveis? Dê exemplos.
Respostas
Resposta:
1) A década de 1950, especialmente a sua segunda metade, foi marcada pelo avanço do processo de industrialização brasileiro. Este desenvolvimento econômico do País foi fortemente influenciado pelo vigoroso investimento público por meio dos investimentos diretos do Estado ou de empresas estatais e, de maneira menos ostensiva, pelo capital internacional e privado nacional. A chegada dos capitais estrangeiros foi uma das formas de financiamento desse desenvolvimento e sua entrada no Brasil foi resultado da expansão mundial pela qual passavam os capitais norte-americanos, europeus e japoneses, além de políticas internas de atração destes capitais, vigentes então na economia brasileira.
O avanço na montagem de infraestrutura para o desenvolvimento econômico, possibilitando a integração da indústria pesada de bens de capital e de insumos e aplicando capitais públicos nos empreendimentos estratégicos, tais como petróleo, eletricidade e siderurgia. Vargas tinha como objetivo promover uma integração vertical da industrialização e, para isso, buscou uma aliança com os Estados Unidos, através de empréstimos públicos e colaboração técnica.
2) a - bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos, levando mais tempo para sua depreciação total.
Exemplos:
Eletrodomésticos;
Eletroeletrônicos;
Móveis; e
Automóveis.
b - bens de consumo não-duráveis são os que possuem uma vida útil menor. Estes são produzidos para um consumo mais imediato, com um tempo menor de duração.
Exemplos:
Alimentos;
Cosméticos;
Medicamentos; e
Perfumes.