Leia o fragmento retirado do romance Portagem, de Orlando Mendes:
“O menino do Marandal estava ainda crescendo para ser um homem sem lugar próprio na sua terra, porque fugira do Marandal e era filho da negra Kati que se entregara a patrão Campos e fora moleque da menina Maria Helena. E o mulato continuava a precisar de fugir”. (MENDES, 1981, p. 23).
Com base em seus estudos sobre a prosa em Moçambique, principalmente sobre as características de produção de Orlando Mendes, pode-se perceber no fragmento apresentado que:
( )Descreve como era a vida das escravas, que tinham filhos bastardos dos patrões e, posteriormente, vendi-os em troca de liberdade.
( )Narra os feitos heroicos do povo africano em busca da independência, da liberdade, por meio de lutas contra o povo Português.
( )Denuncia as injustiças sociais existentes na África contemporânea, por meio do tráfico de crianças para serem vendidas como escravas.
(x )Representa a vida do protagonista, o mulato João Xilim, que se deslocava por toda Moçambique vivendo seu drama de inadaptado social.
( )Demonstra o universo infantil moçambicano, em que as crianças eram livres e felizes, independente da cor de pele, religião ou classe social.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Representa a vida do protagonista, o mulato João Xilim, que se deslocava por toda Moçambique vivendo seu drama de inadaptado social.
Explicação:
corrigida
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás