1)
O materialismo histórico dialético é uma corrente filosófica que estuda a evolução histórica das sociedades humanas e as relações do modo de produção entre as classes sociais que afetam a vida social, política e intelectual dos sujeitos. Essa visão de mundo parte da aplicação da teoria de Karl Marx, filósofo alemão que estudou o desenvolvimento das sociedades, considerando as categorias de trabalho e suas relações com o capital.
A pedagogia de Paulo Freire propôs a mudança por meio da educação crítica, que vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido, por meio da superação da consciência ingênua para consciência crítica, transformando assim a sociedade.
Analisando esse contexto, podemos observar que a pedagogia de Paulo Freire segue uma epistemologia filosófica dialética porque:
I. está caracterizada pela relação entre sujeito e realidade social.
II. está dentro de uma ótica experimental e quantitativa guiada pela razão.
III. está baseada na intencionalidade da consciência e na experiência do sujeito.
Em relação ao contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
III. está baseada na intencionalidade da consciência e na experiência do sujeito.
Explicação:
O materialismo é uma concepção filosófica que admite a origem e a existência humana a partir de uma condição concreta: a matéria. ... Para o materialismo, o modo de vida é condicionada pelos bens materiais. Isso quer dizer que a consciência e o comportamento do indivíduo são determinados pelas suas condições. materialista histórico-dialético caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, isto é, trata-se de descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade.
O materialismo dialético é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história. Essa teoria faz parte do marxismo socialista, criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
A teoria marxista entende que a humanidade define-se por sua produção material, por isso a palavra “materialismo” em seu nome. O marxismo também entende que a história da humanidade é a história da luta de classes, colocando, assim, as classes sociais como opostas.
O materialismo é uma concepção filosófica que admite a origem e a existência humana a partir de uma condição concreta: a matéria. ... Para o materialismo, o modo de vida é condicionada pelos bens materiais. Isso quer dizer que a consciência e o comportamento do indivíduo são determinados pelas suas condições.
espero que isso seja útil ,porfavor marcar como melhor resposta assim que puder ✨
A pedagogia de Paulo Freire, também é compreendida como pedagogia do oprimido, que procura estabelecer a importante relação entre sujeito e realidade social, de forma a estimular os educandos a desenvolverem consciência, para que a educação seja transformadora (I e III estão corretas).
A pedagogia de Paulo Freire representa a pedagogia libertadora, uma das tendências pedagógicas associadas à pedagogia liberal. Nela, são esclarecidas a importância de se buscar intenções e estimular a consciência, para que a educação seja transformadora ao ponto de se formarem cidadãos críticos e conscientes.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24007754