• Matéria: Filosofia
  • Autor: pedroff12
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre os trechos e a imagem, leia as afirmações a seguir.

I. O fato de a ONU ter elaborado e adotado, em 1984, uma convenção contra a tortura é um sinal de que, apesar de ser uma prática altamente reprovável, a tortura ainda é muito comum, sendo necessário empreender uma ação conjunta para acabar com ela.

II. A imagem do prisioneiro iraquiano sendo torturado em Abu Ghraib e o depoimento de Frei Betto – que sofreu tortura durante a ditadura militar no Brasil – são exemplos isolados e não permitem supor que a tortura ainda seja uma prática comum.

III. No texto 3, o oficial fala que “estaria pronto a interrogá-lo até que ele responda o que quero saber”. Caso isso envolvesse o emprego da tortura, a prática seria contrária ao artigo 2° da Convenção contra a tortura (texto 1).

IV. A prática da tortura é mais uma prova de que “o homem é o lobo do homem” e joga por terra a ideia de Rousseau sobre a compaixão como uma qualidade inerente ao ser humano.

Sobre as afirmações, assinale:

Se todas estiverem corretas.

Se todas estiverem incorretas.

Se II e III estiverem corretas.

Se I e III estiverem corretas.

Se I, III e IV estiverem corretas

Respostas

respondido por: Danas
0

A convenção contra a tortura, criada em 1984, só foi necessária pois a tortura ainda acontecia no mundo, e isso é um ato reprovável, mas mesmo assim ainda ocorre, não são eventos isolados, são eventos relativamente comuns (I, III e IV estão corretas).

A tortura é o ato de causar sofrimento físico ou psicológico nas pessoas em busca de algum beneficio, seja o prazer, seja uma informação ou a coação para uma ação involuntária.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares