Texto I - Rapaz negro registra boletim de ocorrência em que diz ter sido acusado de roubar bicicleta por casal no Leblon, Zona Sul do Rio
Matheus Ribeiro, professor de surfe, afirmou que esperava a namorada quando jovem chegou perguntando se ele tinha roubado sua bicicleta. Nas redes, rapaz falou em racismo. “Isso é estrutural. Eles não são as piores pessoas do mundo”, afirmou.
O professor de surfe Matheus Nunes Ribeiro, de 22 anos, que é negro, registrou um boletim de ocorrência online na polícia nesta segunda-feira (14). Ele disse que foi acusado de roubar uma bicicleta por um casal de jovens no Leblon, Zona Sul do Rio, no último sábado (12).
Matheus contou que estava esperando pela namorada na frente do Shopping Leblon, na Avenida Afrânio de Melo Franco. De repente, um casal de jovens se aproximou dele e a menina perguntou: "Você pegou essa bike, não foi? Essa bike é minha".
Ele negou e disse que mostrou fotos antigas dele com a mesma bicicleta. O professor de surfe postou um vídeo nas redes sociais, que teria sido feito depois de uma primeira discussão com o casal. O vídeo mostra Matheus e o namorado da jovem próximos um do outro, com este último segurando o cadeado da bicicleta da namorada.
"É que acabaram de roubar a bicicleta dela, é igualzinha, desculpa", disse o rapaz, aparentemente tentando justificar a abordagem.
Considerando os textos motivadores acima, produza uma crônica trabalhando o tema “O racismo velado no Brasil contemporâneo.”
Respeite as características do gênero.
Seu texto deve ter entre 25 e 30 linhas.
Dtetive:
Será que alguem faz essa redação???
Respostas
respondido por:
0
O texto apresentado revela mais um caso de racismo velado na sociedade contemporânea, associado ao passado de escravidão que durou centenas de anos no Brasil, em que a população negra era inferiorizada, deixando traços até hoje.
A situação descrita revela um caso de racismo por meio do preconceito e suposições sobre pessoas, revelando pré-julgamentos superficiais. Todavia, evidencia-se a necessidade de luta e representatividade para esta questão, como uma forma de superar o racismo e o preconceito.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás