• Matéria: História
  • Autor: analaura0205
  • Perguntado 3 anos atrás

URGENTE!!!!!! A partir da leitura do excerto e de seus conhecimentos sobre a questão racial no Brasil, assinale a alternativa mais adequada.

A. O reconhecimento de seus privilégios pelas pessoas brancas é parte da luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileira.

B. O combate ao racismo passa pela percepção das violências históricas e sociais que construíram os privilégios brancos.

C. A ausência de negros nos mesmos espaços sociais impede que brancos possam agir no combate ao racismo.

D. A escravização de africanos para o comércio Atlântico invisibilizou as especificidades culturais e étnicas negras.



“O racismo é uma problemática branca, provoca Grada Kilomba. Até serem homogeneizados pelo processo colonial, os povos negros existiam como etnias, culturas e idiomas diversos – isso até serem tratados como ’o negro’. Tal categoria foi criada em um processo de discriminação, que visava ao tratamento de seres humanos como mercadoria. Portanto, o racismo foi inventado pela branquitude, que como criadora deve se responsabilizar por ele. Para além de se entender como privilegiado, o branco deve ter atitudes antirracistas. Não se trata de se sentir culpado por ser branco: a questão é se responsabilizar. Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação. Dessa forma, se o primeiro passo é desnaturalizar o olhar condicionado pelo racismo, o segundo é criar espaços, sobretudo em lugares que pessoas negras não costumam acessar”.

Respostas

respondido por: marcialopescorrea99
0

Resposta:

Explicação:

O combate ao racismo passa pela percepção das violências históricas e sociais que construíram os privilégios brancos.

Perguntas similares