Respostas
Bom dia!
Durante a Segunda Guerra, o grupo dos "resistentes aos nazistas" surgiram por praticamente toda a Europa e possuiam membros com diversas classes sociais. O grupo era constituido por homens e mulheres, muitos trabalhadores, religiosos, do exército entre muitos outros.
A resistência alemã contra o nazismo foi marcada por diversos atos, como: desobediência civil, participação de missas proibidas pelo regime nazista e oferecimento de abrigo e esconderijo aos judeus perseguidos. Além disso, muitos alemães ajudaram nas fugas dos judeus da Alemanha para que estes pudessem escapar dos campos de concentração.
O principal líder da resistência francesa foi o general Charles de Gaulle, que não aceitou a rendição francesa e exilou-se na Inglaterra. No entanto, a França foi dominada pelos alemães. Ao contrário de Gaulle, o marechal francês Philippe Pétain assinou um acordo de total rendição à Alemanha. Assim, os alemães dividiram a França em duas zonas, uma ocupada e outra não ocupada, formando, assim, o Regime de Vichy, no qual Pétain colaborou assiduamente com os nazistas, entregando milhares de judeus.
Os atentados organizados contra a vida do líder nazista (Adolf Hitler), também obtiveram resultados de resistência. Além disso, os alemães boicotaram o recrutamento militar e se organizaram em grupos de resistência.
Bons estudos!