Respostas
Traços autossômicos existem em todos os pares de cromossomos (1-22), exceto X e Y; traços ligados ao sexo só existem em X e Y e a expressão depende do sexo da prole.
Explicação:
Traços
autossômicos dominantes : se uma prole herda um traço autossômico dominante em um de seus cromossomos e a forma recessiva no outro (dominante em 10 e recessivo nos outros 10), eles exibirão esse traço.
Traços autossômicos recessivos:
uma prole deve herdar duas formas recessivas do gene em ambos os cromossomos de um par. Recessivo em 10 e outro recessivo em outros 10, a prole exibirá o traço recessivo.
Traços ligados ao sexo dependem do sexo da prole. Um traço recessivo ligado ao X será exibido por uma prole masculina porque ele não tem outro cromossomo X para neutralizar o gene recessivo. Uma mulher teria que herdar dois cromossomos X com o gene recessivo para exibir essa característica. Conseqüentemente, seu pai também mostraria o mesmo traço, mas sua mãe não. Os homens têm apenas X e Y, enquanto as mulheres têm X's. Todas as características dos cromossomos Y serão expressas por todos os homens dessa família, não há dominância / recessividade.